Código: | DN11 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | V | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mário André da Cunha Espada |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Costa Gaspar da Silva Domingos |
Português/Inglês
Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Vela.
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
História da Vela.
Caracterização da modalidade desportiva Vela (especificidades, equipamentos).
Condições e características do meio.
Análise das condições climatéricas, leitura e interpretação do plano de água.
Regras de segurança na Vela.
Postura corporal na modalidade desportiva Vela.
Gestos técnicos da modalidade desportiva Vela.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associados à vela, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Avaliação contínua
- Participação - 50%.
- Trabalho em grupo/ Teste - 10%.
- Avaliação prática - 40%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Reformulado -COVID 19:
Participação - 50%
Trabalho em grupo - 30%.
Teste / questionário (on-line ) - 20%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Martins, R. & Nogueira, A. (2002). Specific Glossary of Sailing Boards. Sports in Portuguese, II (1): 6-11.
Saury, J. & Sigrand, J. (1990). Planche à Voile- Exercises pour acquérir les standards. Paris: Fédération Francaise de Voile.
Vieira, A. (1989). Sailing. Lisbon: Editorial Presença.
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